O nosso Blogue...

Este Blogue tem como objetivo partilhar com toda a comunidade escolar o crescimento, as descobertas e as atividades de sensibilização e proteção ambiental que a turma 2º B, da EB1 Sylvia Philips, irá fazer ao longo do ano letivo 2012/2013. O Blogue deverá ter como potencialidades: ser um alerta social, permitir aprendizagens e partilha de conhecimentos e potenciar a cooperação entre a escola, a família e a comunidade. Neste Blogue pode ser consultado o percurso dos alunos ao longo do ano letivo 2011/2012 traduzido nas atividades mais significativas realizadas ao longo desse ano.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Para assinalar o dia 25 de abril, começámos por perceber o significado da palavra: "feriado", pois ninguém sabia ao certo o que queria dizer. Sabíamos que era um dia que se ficava em casa sem escola ou sem ir trabalhar, mas não sabiamos porquê.
 Depois de muito conversármos descobrimos que um feriado é uma comemoração de um dia muito especial que não deve ser esquecido e que deve ser assinalado por todos, todos os anos. Um pouco como o nosso aniversário que para nós é muito importante e todos os anos festejamos com os nossos familiares e amigos.
Depois desta conversa, a professora Carla explicou-nos porque é que o dia 25 de abril de 1974 foi tão importante para o nosso país. Fez a explicação através da história de Manuel António Pina: "O Tesouro", uma história encantadora e que nos fez perceber que o verdadeiro tesouro não está relacionado com pedras preciosas, moedas de ouro ou riquezas monetárias... Um verdadeiro tesouro está relacionado com as ideias que podemos expor sem medo de castigos; são os amigos que podemos escolher independentemente da cor ou religião; são as músicas que podemos escutar ou os livros que podemos ler mesmo sentados num café ou num jardim; são as críticas que podemos debater quando alguém ou algo não está do nosso agrado... Um verdadeiro Tesouro é a Liberdade que podemos usar no nosso dia-a-dia sem prejudicar o próximo.
Enquanto criávamos os nossos tesouros conhecemos um cantor muito querido de todos os portugueses por dar voz ao que as pessoas não podíam dizer naquela época - Zeca Afonso. Aqui fica uma das músicas que que serviu de senha na rádio para que a revolução de abril tivesse início. Portugal saiu de uma ditadura e começou a viver em democracia.

Jogo de dominó

Para compreendermos melhor a decomposição de números, numa das aulas de matemática, a professora distribuíu os dominós para que a pares conseguissemos formar o número trinta. Não nos podíamos esquecer das regras do jogo: o número com que a peça termina tem de ser o número com que a nova peça é colocada. Apesar de ser uma tarefa muito demorada, todos os grupos conseguiram chegar ao resultado.





Os Sonhos

No dia 19 de abril fomos também à biblioteca municipal de carnaxide. Ouvimos uma história do livro: "Estranhões e Bizarrocos" do escritor José Eduardo Agualusa. A história falou-nos dos SONHOS: sonhos que temos a dormir e sonhos que temos acordados.
Aqui fica o vídeo com a história, bem como a atividade prática que fizemos a seguir.

Feira do Livro

No dia 19 de Abril visitámos a feira do livro na EB23 Vieira da Silva. Quando chegámos fomos recebidos pela professora Ana Neto que nos guiou nesta visita e nos proporcionou um momento de leitura na biblioteca. Reconhecemos logo a ilustração que fizemos para um dos contos vencedores e que escrito por uma aluna do 6ºI.
No final, fomos à feira do livro e foi com muito entusiasmo que escolhemos os livros que queríamos comprar. Foi um dia muito importante que dedicámos à leitura. 
- Agradecemos a ajuda da mãe do Francisco e da professora Margarida na escolha dos livros mediante o dinheiro que tínhamos, enquanto a professora Carla efetuava todos os pagamentos.
- Agradecemos a ajuda da professora Ana que nos dividiu em grupos para mostrar a exposição enquanto um dos grupos comprava os livros;
- Agradecemos a ajuda da D. Teresa que nos acompanhou durante toda a visita.
Aqui ficam algumas fotos para recordar:




O Geoplano

Numa das aulas de matemática brincámos com o geoplano. Primeiro relembrámos o que eram Polígonos e não Polígonos, depois os nomes de todas as figuras geométricas que já aprendemos:
- Triângulo;
- Círculo;
- Quadrado;
- Retângulo;
- Pentágono;
- Hexágono.

 Individualmente representámos cada uma das figuras geométricas e depois construímos imagens juntando-as. Por fim,  juntámo-nos em pares e construímos imagens para o nosso par imitar e vice versa. Aqui ficam algumas imagens para recordar.



sábado, 14 de abril de 2012

O Abecedário

Finalmente chegámos ao fim!!!
Já conhecemos o alfabeto completo em letra de imprensa e em letra manuscrita, agora é só ler e escrever cada vez mais e melhor.
Aqui ficam duas músicas para nos ajudar na tarefa de saber de cor o nosso abecedário.



Problemas de Matemática

Para terminar o segundo período e logo no início do terceiro, temos realizado vários problemas com unidades monetárias. Já conhecemos as moedas e as notas que são usadas em Portugal - O EURO.
Como tínhamos prometido aqui fica a proposta de um problema para quem quiser resolver, principalmente para os nossos amigos do 1º A. Espero que se divirtam com a resolução e nos enviem algumas respostas.
Aguardamos ansiosamente um novo problema.


A Estrela tem no bolso moedas de 50 cêntimos, de 20 cêntimos e de 10 cêntimos. Quando as contou verificou que o valor era de 2 euros.
Que quantidade de moedas de cada valor teria no seu bolso?

Dia do Pai

Para assinalar o Dia do Pai, os alunos construiram um porta-chaves em forma de carro, escolhendo as cores e aplicando as rodas ao seu gosto.
Já escreveram sozinhos um cartão com uma mensagem muito pessoal para cada um dos papás.
Aqui ficam algumas recordações:





Visita aos Bombeiros Voluntários de Carnaxide

Para comemorar a semana da proteção cívil, bem como os 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Carnaxide, a nossa escola foi convidada a participar em várias atividades dinamizadas no espaço do quartel dos BVC.
Aqui fica o vídeo para recordar.

sábado, 10 de março de 2012

Poliedros e Não Poliedros - Polígonos e Não Polígonos

Para distinguir Poliedros de Não Poliedros e Polígonos de Não Polígonos eis o jogo que fizemos:

Resolução de Problemas

Ao longo desta semana, resolvemos responder ao desafio deixado no blogue da turma 1º A. Assim, damos início a um mini projeto de resolução de problemas entre turmas.
O Problema pode ser consultado no seguinte link:

http://juntosdamosmais.blogspot.com/2012/03/juntos-damos-mais-matematica.html

Fica aqui o vídeo com as respostas da nossa turma e aguardem o problema que iremos deixar para quem quiser resolver.

Ação de sensilização: "Separar para Reciclar"

No dia 5 de Março, segunda-feira, recebemos a visita da dinamizadora da ação de sensibilização: "Separar para Reciclar".
Esta ação é promovida pelo Programa de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Oeiras em parceria com a nossa escola.  Teve como objetivo sensibilizar todos os alunos para a importância de tratar os resíduos e reciclar o máximo de produtos possíveis. A novidade, em relação à ação anterior: "Trata o Lixo", foi a descoberta da reciclagem dos óleos.
Os alunos ficaram de pedir em casa aos pais, avós, familiares e amigos para não deitarem os óleos para o lava loiças ou para a sanita, mas sim colocá-los numa garrafa ou garrafão e depositá-los no oleão.
Descobriram que o  oleão se encontra junto aos ecopontos e quando é recolhido é transformado em biodiesel e sabão, protegendo o ambiente (principalmente a água dos mares).
Para o reconhecerem aqui fica uma imagem:




sexta-feira, 2 de março de 2012

Experiências com som

O meu crescimento

Para concluirmos o estudo do tema: "O meu corpo" apresentámos em fotografias ou em desenhos a forma como temos crescido ao longo do tempo: concluímos que todos crescemos e todos aumentámos o peso.
De seguida, a professora apresentou várias imagens com diferentes fases de uma vida e percebemos que ao longo do tempo, para além da mudança de altura e peso, o nosso corpo vai sofrendo algumas alterações físicas.
Quando descobrimos algumas mudanças nos meninos e nas meninas rimos muito, mas percebemos que essas mudanças fazem parte do crescimento.
Aqui ficam algumas imagens de meninos que apresentaram os seus trabalhos oralmente.

Pesos e medidas

Ao longo desta semana fizemos uma pequena investigação sobre os nossos pesos e as nossas alturas e completámos a tabela seguinte.
Ao olhar para a tabela tenta descobrir e deixa as tuas respostas.

  • Quem é o aluno mais alto da turma?
  • Quem é o aluno mais baixo da turma?
  • Será que há meninos com as mesma altura? Quem são?
  • Quem é o aluno mais pesado da turma?
  • Quem é o aluno que pesa menos?
  • Será que há alunos com o mesmo peso? Quem são?

Alunos
ALTURA
PESO
Carlos
1,20m
25 Kg
Constança
1,23m
31Kg
Daniel
1,17m
21Kg
David Azevedo
1,31m
40Kg
David Mesquita
1,13m
20Kg
Diogo
F
F
Francisco
1,14m
20Kg
Guilherme
1,26m
26Kg
João
1,19m
20 Kg
Lara
1,16m
23 Kg
Latife
1,24m
 25Kg
Leonor
1,11m
 20Kg
Mafalda
1,18m
 26Kg
Mª Eduarda
1,24m
 26Kg
Maria
1,14m
 20Kg
Matilde
1,18m
 20Kg
Miguel
1,26m
 25Kg
Pedro
1,23m
 28Kg
Rafael
1,20m
 20Kg
Rita
F
 F
Rodrigo
1,33m
 30Kg
Sebastião


Vasco
1,21m
24Kg

Histórias

Ao longo deste semana lemos dois contos tradicionais portugueses e com eles ficámos a conhecer mais palavras, principalmente as que começam com S/s e com f/F.
Aqui fica um vídeo e uma imagem para as recordarmos.

- A sopa de Pedra;




- A Princesa e o Sal