O nosso Blogue...

Este Blogue tem como objetivo partilhar com toda a comunidade escolar o crescimento, as descobertas e as atividades de sensibilização e proteção ambiental que a turma 2º B, da EB1 Sylvia Philips, irá fazer ao longo do ano letivo 2012/2013. O Blogue deverá ter como potencialidades: ser um alerta social, permitir aprendizagens e partilha de conhecimentos e potenciar a cooperação entre a escola, a família e a comunidade. Neste Blogue pode ser consultado o percurso dos alunos ao longo do ano letivo 2011/2012 traduzido nas atividades mais significativas realizadas ao longo desse ano.

sábado, 23 de junho de 2012

Festa de Final de Ano

A nossa festa de final de ano ocorreu no dia 12 de junho e a nossa atuação baseou-se nas atividades de proteção e sensibilização ambiental que realizámos ao longo do ano. Por isso, cantámos e dançámos a música: "Amigos vá lá", apresentando os chapéus construídos, com materiais reciclados, em parceria com os nossos pais e chamando a atenção de toda a comunidade escolar para a forma como se deve cuidar e proteger a Natureza. Foi uma música bem divertida e animada e que todos puderam acompanhar.
Para além disso, em conjunto com as turmas do 1º A e 1º C, cantámos a música: "Ditongos a cantar", pois foi uma das nossas músicas preferidas e que nos ajudou, ao longo de todo o ano letivo, no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Foi uma festa inesquecível :)
Neste dia, a professora Carla chamou-nos à atenção para a importância de assistirmos a todas as atuações e não sairmos a meio de um espetáculo. Devemos respeitar todos os colegas que participaram na festa, pois se fossemos os últimos a atuar certamente não gostaríamos que metade da assistência tivesse ido embora. Foi um dia super divertido!!! Mas não deixámos as aprendizagens de lado!!


A Manta

No dia 6 de junho, fomos pela última vez à Biblioteca Municipal de Carnaxide ouvir a história: "A Manta".
Uma história carregada de  emoções e que aconselhamos  a sua  leitura  a crianças e  a  adultos, pois deixou-nos  muito enternecidos.
Após a compreensão oral da história passámos à atividade prática em que cada um construiu a sua manta com retalhos de papel coloridos. Cada retalho teria que fazer lembrar algum acontecimento passado nas nossas vidas e por isso as apresentações finais foram fantásticas. Cada uma com a sua ideia, cada uma com a sua recordação, cada uma com a sua história...
Apesar de estarmos muito cansados, pois no dia anterior tivemos uma visita de estudo, aproveitámos ao máximo esta história e todos apresentaram as suas "mantas".
Com esta história aprendemos que a maior riqueza que alguém nos pode deixar são as suas histórias, os sentimentos e as boas recordações e não apenas os valores monetários.
Quem tiver oportunidade passe pela biblioteca e visite as exposições de mantas das escolas do nosso agrupamento.
Ao projeto: "Viagem por Entre Linhas" desenvolvido na nossa Biblioteca Municipal só nos resta dizer:
- "Até para o próximo ano!!!"


terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia do Ambiente

No âmbito do Programa de Educação Ambiental, hoje fomos à Quinta de Santo António em Miraflores comemorar o Dia do Ambiente.
Quando chegámos fomos muito bem recebidos e tivemos a honra de participar na abertura da festa com o nosso desfile de chapéus construídos com materiais de desperdícios e com a nossa canção e coreografia da música: "Amigos vá lá".
A nossa música tem uma mensagem muito importante, pois pede a todos que juntos gritem bem alto: "Abaixo a POLUIÇÃO."
Depois da nossa atuação fizemos três jogos:
- A viagem ao mundo do conhecimento;
- Cuidados com a alimentação;
- Jogo da Glória sobre energia.

Voltámos para a escola muito cansados, alguns até dormiram no autocarro:)

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Dia da Criança

Hoje foi um dia muito especial na escola. - "O Dia da Criança".
Começámos por ilustrar um desenho sobre: "Ser criança é..." que colámos num placard à entrada da escola, relembrando que todas as crianças têm direito a serem protegidas e sentirem-se felizes.
Depois, a professora surpreendeu-nos com um lanchinho surpresa que nos ofereceu neste dia especial: sumo de laranja com bolo de chocolate ou com pão de ló. Estava delicicioso!!
Logo de seguida, fomos até ao centro cívico cantar e dançar a música: "Amigos vá lá", para que os colegas que estivessem a assistir ficassem alerta para a poluição da terra e do mar e para que tomem contem da nossa "Mãe Natureza".
Por fim, regressámos à escola e pintámos uma imagem para ficar o dia registado no nosso dossiê e vimos um filme.
Apesar do trabalho e do estudo que temos tido estes últimos dias, hoje foi um dia em cheio e fez-nos perceber que há tempo para tudo!!!

Profissão Educadora

Recebemos na nossa sala a mãe da Maria que gentilmente respondeu às nossas questões sobre a profissão: "Educadora". Foi muito interessante e divertido descobrir algumas coisas que fazíamos quando éramos mais pequenos e que já não nos lembrávamos.
Depois de responder às nossas perguntas, a mãe da Maria mostrou alguns materiais que utiliza na sua sala e alguns trabalhos, muito importantes, que os bebés conseguem fazer.
Descobrimos que eles também têm um caderno, pois os pais têm o direito de saber o que os filhos fazem na escolinha e têm o dever de ajudar quando a educadora envia propostas de trabalho.


Entrevista ao pai do David A.

Durante a entrevista ao pai do David A. descobrimos o nome de muitos materiais que os bombeiros usam no seu dia-a-dia e para que servem. Além disso, percebemos que os bombeiros fazem muuuuuuitos trabalhos sempre para ajudar a comunidade.
Adorámos ter o pai do David na nossa sala.

domingo, 13 de maio de 2012

A profissão Cabeleireira

Para ficarmos a conhecer melhor a profissão - Cabeleireira - convidámos a mãe da Lara para a entrevistarmos. Cada um preparou uma pergunta e fizemos uma entrevista completa de forma ordenada.
Depois de vermos respondidas as nossas perguntas, a mãe da Lara exemplificou a utilização dos materiais nos nossos cabelos. Ficámos muito contentes e agitados com esta surpresa. Foi um dia diferente, mas muito divertido e repleto de aprendizagem, pois descobrimos:
- como se faz uma entrevista;
- como se chamam alguns materiais;
- como se utilizam alguns materiais;
-  e até escrevemos frases sobre este dia.

sábado, 5 de maio de 2012

Dissolve ou não dissolve?

No nosso espaço das experiências, esta semana , descobrimos alguns materiais que se dissolvem e não se dissolvem com a água.

O que quero ser quando crescer... (continuação)

E as apresentações continuam...
O Miguel quer ser polícia.
 A Lara quer ser bióloga.
 A Latife quer ser farmaceutica.
 A Rita diz que quer ser como a avó, uma excelente cozinheira.
 A Matilde mostra o seu fascínio pela profissão de professora.
 O Rodrigo quer ser polícia.

O que quero ser quando for grande... (continuação)

Aqui ficam mais algumas apresentações feitas no espaço: "Ler, Contar e Mostrar" ao longo desta semana.

O João quer ser veterinário.

 O Rafael quer ser detetive.
 A Constança quer ser pintora.
 O Guilherme quer ser futebolista.
 O Pedro quer ser piloto.

terça-feira, 1 de maio de 2012

O que quero ser quando crescer...

Ao longo desta semana, no espaço Ler, Contar e Mostrar, os alunos irão apresentar uma profissão que gostariam de vir a ter. Aqui ficam os cinco trabalhos já apresentados.

O Francisco quer ser futebolista.
 A Leonor quer ser Pintora.
 O Vasco quer ser um excelente cozinheiro.
 O David Azevedo já é um Bombeiro Voluntário.


Experiências com som

No espaço Ler, Contar e Mostrar alguns alunos quiseram apresentar experiências com som através de um instrumento musicar realizado em casa.



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Para assinalar o dia 25 de abril, começámos por perceber o significado da palavra: "feriado", pois ninguém sabia ao certo o que queria dizer. Sabíamos que era um dia que se ficava em casa sem escola ou sem ir trabalhar, mas não sabiamos porquê.
 Depois de muito conversármos descobrimos que um feriado é uma comemoração de um dia muito especial que não deve ser esquecido e que deve ser assinalado por todos, todos os anos. Um pouco como o nosso aniversário que para nós é muito importante e todos os anos festejamos com os nossos familiares e amigos.
Depois desta conversa, a professora Carla explicou-nos porque é que o dia 25 de abril de 1974 foi tão importante para o nosso país. Fez a explicação através da história de Manuel António Pina: "O Tesouro", uma história encantadora e que nos fez perceber que o verdadeiro tesouro não está relacionado com pedras preciosas, moedas de ouro ou riquezas monetárias... Um verdadeiro tesouro está relacionado com as ideias que podemos expor sem medo de castigos; são os amigos que podemos escolher independentemente da cor ou religião; são as músicas que podemos escutar ou os livros que podemos ler mesmo sentados num café ou num jardim; são as críticas que podemos debater quando alguém ou algo não está do nosso agrado... Um verdadeiro Tesouro é a Liberdade que podemos usar no nosso dia-a-dia sem prejudicar o próximo.
Enquanto criávamos os nossos tesouros conhecemos um cantor muito querido de todos os portugueses por dar voz ao que as pessoas não podíam dizer naquela época - Zeca Afonso. Aqui fica uma das músicas que que serviu de senha na rádio para que a revolução de abril tivesse início. Portugal saiu de uma ditadura e começou a viver em democracia.

Jogo de dominó

Para compreendermos melhor a decomposição de números, numa das aulas de matemática, a professora distribuíu os dominós para que a pares conseguissemos formar o número trinta. Não nos podíamos esquecer das regras do jogo: o número com que a peça termina tem de ser o número com que a nova peça é colocada. Apesar de ser uma tarefa muito demorada, todos os grupos conseguiram chegar ao resultado.





Os Sonhos

No dia 19 de abril fomos também à biblioteca municipal de carnaxide. Ouvimos uma história do livro: "Estranhões e Bizarrocos" do escritor José Eduardo Agualusa. A história falou-nos dos SONHOS: sonhos que temos a dormir e sonhos que temos acordados.
Aqui fica o vídeo com a história, bem como a atividade prática que fizemos a seguir.

Feira do Livro

No dia 19 de Abril visitámos a feira do livro na EB23 Vieira da Silva. Quando chegámos fomos recebidos pela professora Ana Neto que nos guiou nesta visita e nos proporcionou um momento de leitura na biblioteca. Reconhecemos logo a ilustração que fizemos para um dos contos vencedores e que escrito por uma aluna do 6ºI.
No final, fomos à feira do livro e foi com muito entusiasmo que escolhemos os livros que queríamos comprar. Foi um dia muito importante que dedicámos à leitura. 
- Agradecemos a ajuda da mãe do Francisco e da professora Margarida na escolha dos livros mediante o dinheiro que tínhamos, enquanto a professora Carla efetuava todos os pagamentos.
- Agradecemos a ajuda da professora Ana que nos dividiu em grupos para mostrar a exposição enquanto um dos grupos comprava os livros;
- Agradecemos a ajuda da D. Teresa que nos acompanhou durante toda a visita.
Aqui ficam algumas fotos para recordar:




O Geoplano

Numa das aulas de matemática brincámos com o geoplano. Primeiro relembrámos o que eram Polígonos e não Polígonos, depois os nomes de todas as figuras geométricas que já aprendemos:
- Triângulo;
- Círculo;
- Quadrado;
- Retângulo;
- Pentágono;
- Hexágono.

 Individualmente representámos cada uma das figuras geométricas e depois construímos imagens juntando-as. Por fim,  juntámo-nos em pares e construímos imagens para o nosso par imitar e vice versa. Aqui ficam algumas imagens para recordar.



sábado, 14 de abril de 2012

O Abecedário

Finalmente chegámos ao fim!!!
Já conhecemos o alfabeto completo em letra de imprensa e em letra manuscrita, agora é só ler e escrever cada vez mais e melhor.
Aqui ficam duas músicas para nos ajudar na tarefa de saber de cor o nosso abecedário.



Problemas de Matemática

Para terminar o segundo período e logo no início do terceiro, temos realizado vários problemas com unidades monetárias. Já conhecemos as moedas e as notas que são usadas em Portugal - O EURO.
Como tínhamos prometido aqui fica a proposta de um problema para quem quiser resolver, principalmente para os nossos amigos do 1º A. Espero que se divirtam com a resolução e nos enviem algumas respostas.
Aguardamos ansiosamente um novo problema.


A Estrela tem no bolso moedas de 50 cêntimos, de 20 cêntimos e de 10 cêntimos. Quando as contou verificou que o valor era de 2 euros.
Que quantidade de moedas de cada valor teria no seu bolso?