No âmbito da área de Estudo do Meio, em contexto de sala de aula, os alunos descobriram as as diferentes divisões que uma casa pode ter. Para além disso, foi importante perceber quais as suas funções e os objetos que pertencem a cada uma das divisões.
Para a concretização do que foi descoberto em sala de aula, os alunos em casa, com ajuda dos seus pais, recortaram diversos objetos que se podem encontrar numa casa e colaram-nos nas respetivas divisões.
Eis alguns dos trabalhos apresentados:
O nosso Blogue...
Este Blogue tem como objetivo partilhar com toda a comunidade escolar o crescimento, as descobertas e as atividades de sensibilização e proteção ambiental que a turma 2º B, da EB1 Sylvia Philips, irá fazer ao longo do ano letivo 2012/2013. O Blogue deverá ter como potencialidades: ser um alerta social, permitir aprendizagens e partilha de conhecimentos e potenciar a cooperação entre a escola, a família e a comunidade. Neste Blogue pode ser consultado o percurso dos alunos ao longo do ano letivo 2011/2012 traduzido nas atividades mais significativas realizadas ao longo desse ano.
domingo, 29 de janeiro de 2012
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Visita da Higienista Dra Vanda
Esta semana recebemos a Dra Vanda para nos ajudar a pensar como poderíamos tratar dos nossos dentes e prevenir as cáries.
Aqui fica o vídeo para recordar:
Aqui fica o vídeo para recordar:
Lavar os Dentes
Depois da visita da Dra Vanda descobrimos que muitos dos meninos não lavavam os dentes de manhã. Para os ajudarmos a fazê-lo aqui fica uma música bem divertida!!
Propriedades da água
Esta semana, na área de Estudo Meio, descobrimos através de uma experiência quais as propriedades da água. Aqui fica o vídeo com as principais conclusões:
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
O H perdeu uma perna
Hoje, fomos à biblioteca da escola e a professora Carla contou-nos a história: "O H perdeu uma Perna". Descobrimos que esta história foi escrita por Ana Vicente e ilustrada por Madalena Matoso.
A professora disse-nos que ao longo dos vários anos aqui na escola vamos ouvir falar desta ilustradora, pois têm ilustrações fantásticas em várias histórias para crianças.
Aqui fica a história para recordar:
Depois de ouvirmos a história e como já é habitual vieram os problemas de matemática e para recordar aqui ficam algumas situações problemáticas para quem quiser resolver.
- Quantas são as letras que participam na história?
- Se todas as letras estiverem a olhar para a letra H quantos olhinhos são?
- Se todas as letras levantarem as mãos, quantas mãos serão?
A professora disse-nos que ao longo dos vários anos aqui na escola vamos ouvir falar desta ilustradora, pois têm ilustrações fantásticas em várias histórias para crianças.
Aqui fica a história para recordar:
O H perdeu uma perna
View more presentations from Carla Paias.
Depois de ouvirmos a história e como já é habitual vieram os problemas de matemática e para recordar aqui ficam algumas situações problemáticas para quem quiser resolver.
- Quantas são as letras que participam na história?
- Se todas as letras estiverem a olhar para a letra H quantos olhinhos são?
- Se todas as letras levantarem as mãos, quantas mãos serão?
sábado, 21 de janeiro de 2012
Ação de sensilização: "Trata o Lixo"
Na sexta-feira, dia 20 de janeiro, recebemos a visita da Rute Fialho - a dinamizadora da ação de sensibilização: "Trata o Lixo". Esta atividade foi dinamizada no âmbito do programa ambiental em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras e teve como objetivo conhecer o percurso dos resíduos sólidos desde que saem da nossa casa até que chegam à estação de tratamento de lixo. Para além disso, alertou-nos que pequenos gestos que podemos ter se podem tornar em grandes ações: reduzir, reutilizar e reciclar.
Bingo de figuras geométricas
Ao longo de toda a semana descobrimos a diferença entre figuras geométricas e sólidos geométricos.
Além de relembrar as figuras geométricas que já conhecíamos, aprendemos mais duas com nomes difíceis: o pentágono e o hexágono.
Para não nos esquecermos delas jogámos ao bingo das figuras geométricas. O jogo foi a pares com o lançamento de um dado, de seis faces, à vez. Cada número correspondia a uma figura geométrica e íamos tapando à medida que os números iam saindo. Caso saísse um número repetido teríamos de passar a jogada ao nosso colega. Ganhou quem preencheu o cartão das figuras geométricas primeiro.
Mais tarde, manuseámos os sólidos geométricos descobrindo as características de cada um deles, principalmente que existem sólidos com diversas superfícies:
- Sólidos com superfícies planas - como o cubo ou os prismas;
- Sólidos com superfícies curvas - como a esfera;
- Sólidos com superfícies planas e curvas - como o cone e o cilindro.
Até fizemos a experiência para verificar os que rolavam e os que só deslizavam.
Para relembrar:
Além de relembrar as figuras geométricas que já conhecíamos, aprendemos mais duas com nomes difíceis: o pentágono e o hexágono.
Para não nos esquecermos delas jogámos ao bingo das figuras geométricas. O jogo foi a pares com o lançamento de um dado, de seis faces, à vez. Cada número correspondia a uma figura geométrica e íamos tapando à medida que os números iam saindo. Caso saísse um número repetido teríamos de passar a jogada ao nosso colega. Ganhou quem preencheu o cartão das figuras geométricas primeiro.
Mais tarde, manuseámos os sólidos geométricos descobrindo as características de cada um deles, principalmente que existem sólidos com diversas superfícies:
- Sólidos com superfícies planas - como o cubo ou os prismas;
- Sólidos com superfícies curvas - como a esfera;
- Sólidos com superfícies planas e curvas - como o cone e o cilindro.
Até fizemos a experiência para verificar os que rolavam e os que só deslizavam.
Para relembrar:
Os sólidos geométricos
View more presentations from Carla Paias.
domingo, 15 de janeiro de 2012
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
"Todos no Sofá"
Hoje, a turma foi à biblioteca da escola requisitar os livros semanais e a professora Carla contou uma história da escritora: Luísa Ducla Soares. Alguns de nós já a conhecíamos porque ela fez-nos uma visita no Jardim de Infância, mas outros não...
A história tem o título: "Todos no Sofá" e para além de ser quase uma canção que facilmente decorámos, pois todas as quadras rimam, também serviu para resolvermos problemas matemáticos. Foi um dia em cheio!! Falámos muito, mas também trabalhámos muito!!!
Aqui fica a história para recordar...
A história tem o título: "Todos no Sofá" e para além de ser quase uma canção que facilmente decorámos, pois todas as quadras rimam, também serviu para resolvermos problemas matemáticos. Foi um dia em cheio!! Falámos muito, mas também trabalhámos muito!!!
Aqui fica a história para recordar...
sábado, 7 de janeiro de 2012
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Visita à biblioteca
No dia 15 de Dezembro fomos à Biblioteca de Carnaxide ouvir a história: "Mariluz Avestruz", uma história sobre alguns animais da savana e em que a Mariluz avestruz é a personagem principal.
"Mariluz Avestruz tem uma magnífica cauda. Durante a noite, para não amarrotar as penas, dorme com a cabeça enterrada no chão e com o rabo no ar. Uma manhã, ao despertar, estica o pescoço e sente que a sua cabeça não se mexe. Mariluz pateia, esperneia, abana a cauda, e puxa, e puxa, e puxa...; mas a cabeça está mesmo enterrada e não sai."
Depois de ouvirmos a história respondemos a várias perguntas demonstrando que estivemos com muita atenção! Por fim, recortámos e ilustrámos a Mariluz Avestruz e outros animais seus companheiros na savana.
Aqui fica o vídeo para recordar.
"Mariluz Avestruz tem uma magnífica cauda. Durante a noite, para não amarrotar as penas, dorme com a cabeça enterrada no chão e com o rabo no ar. Uma manhã, ao despertar, estica o pescoço e sente que a sua cabeça não se mexe. Mariluz pateia, esperneia, abana a cauda, e puxa, e puxa, e puxa...; mas a cabeça está mesmo enterrada e não sai."
Depois de ouvirmos a história respondemos a várias perguntas demonstrando que estivemos com muita atenção! Por fim, recortámos e ilustrámos a Mariluz Avestruz e outros animais seus companheiros na savana.
Aqui fica o vídeo para recordar.
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Festa de Natal
No dia 16 de Dezembro realizou-se a nossa festinha de Natal com o objetivo de partilhar com os nossos pais, familiares e amigos algumas atividades de carácter interdisciplinar que desenvolvemos ao longo do 1º período.
Ao longo da nossa apresentação existiram letras, números, gestos e muita diversão.
As primeiras músicas cantadas e coreografadas basearam-se no primeiro CD do "Panda vai à escola":
- "Vem que eu vou-te ensinar"
- "P'ra frente...p'ra trás"
Estas duas músicas foram uma grande ajuda para descobrir o nosso corpo e identificar noções de lateralidade.
As músicas e danças que se seguiram, basearam-se no CD "Panda vai à escola4":
- "Vejo, vejo";
- "Pinheirinho de Natal".
Estas duas músicas ajudaram-nos a identificar as letrinhas vogais - A E I O U - e descobrir muitas palavras que com elas se escrevem. Ajudaram-nos também a identificar os números por ordem crescente e decrescente.
Por fim, e depois de muito treino, representámos a história: "Alfabeto dos Bichos" baseado na obra de José Jorge Letria.
Aqui ficam os vídeos para recordar : )
Ao longo da nossa apresentação existiram letras, números, gestos e muita diversão.
As primeiras músicas cantadas e coreografadas basearam-se no primeiro CD do "Panda vai à escola":
- "Vem que eu vou-te ensinar"
- "P'ra frente...p'ra trás"
Estas duas músicas foram uma grande ajuda para descobrir o nosso corpo e identificar noções de lateralidade.
As músicas e danças que se seguiram, basearam-se no CD "Panda vai à escola4":
- "Vejo, vejo";
- "Pinheirinho de Natal".
Estas duas músicas ajudaram-nos a identificar as letrinhas vogais - A E I O U - e descobrir muitas palavras que com elas se escrevem. Ajudaram-nos também a identificar os números por ordem crescente e decrescente.
Por fim, e depois de muito treino, representámos a história: "Alfabeto dos Bichos" baseado na obra de José Jorge Letria.
Aqui ficam os vídeos para recordar : )
errata: Onde se lê 20111 deverá ler-se 2011.
Aqui ficam os links para recordar algumas das músicas:
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Ler, contar e mostrar
O Espaço - Ler, Contar e Mostrar é um dos espaços que os alunos mais gostam. É um espaço onde têm oportunidade de partilhar com toda a turma algo que queiram Ler, Contar ou Mostrar, nas diferentes áreas.
Esta semana já tivemos as seguintes apresentações:
Esta semana já tivemos as seguintes apresentações:
O Diogo Santa apresentou o livro: "A casa Sincronizada"
O Vasco Vaz apresentou o livro: "O Alfabeto do Corpo Humano"
Flutua ou não flutua
Esta semana descobrimos duas palavras novas: "Flutua" e "Não Flutua" experimentando colocar vários frutos na água.
O resultado foi o seguinte:
O resultado foi o seguinte:
sábado, 26 de novembro de 2011
A minha famíla
Para compreendermos melhor as relações de parentesco que temos com as pessoas da nossa família começámos por apresentar os membros da nossa família com que vivemos.
Depois, cada um de nós, com a ajuda dos pais, fez a sua árvore geneológica ou um álbum de família e apresentou à turma. Foi muito interessenate descobrir que:
Os pais do nosso pai são os Avós Paternos;
Os pais da nossa mãe são os Avós Maternos;
Os irmão dos nossos pais são os Tios;
Os filhos dos nossos tios são os Primos;
Os filhos do Pai e/ou da Mãe são os Irmãos.
Será que a Joana tem pilinha?
Um livro fantástico para explorar as noções de: "sexo feminino" e "sexo masculino" e desconstruir algumas ideias em relação às práticas do dia-a-dia de meninos e meninas.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Concurso: Logótipo do Blogue
Para dar início à nova caminhada, da turma 1º B, nas Tecnologias de Informação e Comunicação que assumem hoje um papel fundamental na Sociedade em que vivemos, uma Sociedade do Conhecimento, surge a primeira atividade da turma:
Aqui ficam os concorrentes que já entregaram os seus trabalhos:
- A escolha do Logótipo do Blogue.
Esta atividade teve a participação de alunos e Encarregados de Educação e após a entrega de todos os trabalhos, a turma irá reunir-se e escolher um vencedor.Aqui ficam os concorrentes que já entregaram os seus trabalhos:
A professora,
Carla Paias
Assinar:
Postagens (Atom)